Ajude o site Cristãos Atrevimentos com qualquer valor

Quero Doar

Ataques russos à Europa tentam influenciar eleições, alertam os serviços de informação holandeses

05 de Maio de 2025

Colaborador Externo

Colaborador Externo

Ataques russos à Europa tentam influenciar eleições, alertam os serviços de informação holandeses

«O efeito potencial sobre a nossa segurança não tem precedentes», afirma o chefe dos serviços secretos militares holandeses sobre a intensificação da guerra híbrida de Moscovo.

A Rússia está a intensificar os seus ataques híbridos contra os Países Baixos e os seus aliados europeus para influenciar e enfraquecer as suas sociedades, afirmou a agência de informação militar holandesa MIVD.

Contribua com qualquer valor para o site "Cristãos Atrevimentos" Quero Doar De acordo com o relatório anual da agência, a Rússia tentou perturbar as eleições europeias de 2024 lançando ciberataques em sites pertencentes a partidos políticos holandeses e empresas de transportes públicos, com o objectivo de dificultar o voto dos cidadãos holandeses.

«O MIVD não considera que a ameaça russa contra a Europa esteja a diminuir, mas sim a aumentar. Mesmo depois de um possível fim da guerra com a Ucrânia», afirmou o director do MIVD e vice-almirante Peter Reesink no relatório.

«Há uma evolução turbulenta na política internacional e no domínio das alianças... A velocidade com que isto está a acontecer e o efeito potencial na nossa segurança não têm precedentes», acrescentou.

O MIVD revelou várias operações russas recentes nos Países Baixos, incluindo o primeiro ataque de sabotagem cibernética conhecido e executado em 2024 por um grupo de piratas informáticos russos contra os sistemas digitais de uma instalação pública neerlandesa não especificada. De acordo com o relatório, o impacto do ataque foi mínimo e não provocou quaisquer danos.

A agência também detectou uma operação cibernética russa que visava infra-estruturas críticas nos Países Baixos, potencialmente em preparação para futuras sabotagens. A operação não foi bem sucedida, refere o relatório.

«Vivemos numa zona cinzenta entre a guerra e a paz», comentou o Ministro da Defesa holandês, Ruben Brekelmans, no relatório.

«Para evitar vulnerabilidades em face da Rússia, é essencial um rápido reforço das nossas forças armadas e da nossa indústria de defesa. Só assim poderemos evitar novas agressões russas na Europa», acrescentou.

 

Fonte: Elena Giordano, in POLITICO

(Dutch spies warn Russian attacks on Europe included bid to sway EU election – POLITICO)

Donativos