João de Castanheda Lima
Nosso correspondente - Rio de Janeiro, Brasil
Uma eleição cujas regras foram alteradas após às 17h00
No Brasil, bastaram três dias para transformar em crise institucional a derrota de Flávio Bolsonaro na eleição presidencial. Para a direita conservadora, esses acontecimentos não são casos isolados: eles mostram até onde se estende o poder do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as eleições e a oposição.
No domingo, 25 de Outubro, o ministro Cristiano Zanin (ex-advogado de defesa de Lula, que ele indicou para o Supremo Tribunal Federal) determinou, às 16h57, que o horário de votação, previsto para encerrar às 17h00 em todo o país, fosse prorrogado até às 19h00. A decisão foi divulgada à imprensa às 17h03, quando muitas urnas já estavam fechadas. Às 17h06, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu a apuração dos votos que só seria retomada após as 19h00.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo documentou por si mesmo a magnitude da desorganização: somente às 17h16, ou seja, depois que a votação já tinha terminado, o TRE confirmou a decisão por telefone; às 17h18, informou os mesários, quando cerca de 80% dos locais de votação já tinham encerrado as suas actividades. O comunicado oficial por e-mail só chegou às 18h16. Resultado: os eleitores foram tratados de forma diferente, dependendo da sua secção eleitoral, que podia ainda estar aberta ou ter já encerrado.
O juiz Alexandre de Moraes, amigo de Lula, entra em acção imediatamente após o resultado da eleição
No domingo, às 21h09, o TSE confirmou matematicamente a vitória eleitoral de Lula. Apenas sete minutos depois, segundo um relatório baseado nos autos do processo, a Polícia Federal assinou o pedido de apreensão dos passaportes de Flávio Bolsonaro. Alexandre de Moraes deferiu o pedido ainda naquela mesma noite. Na segunda-feira, dia 26, o senador foi proibido de deixar o Brasil e intimado a entregar os seus documentos. Na terça-feira, a Polícia Federal anulou a validade desses documentos. Deputados do Partido dos Trabalhadores (PT) exigiram a sua prisão preventiva.
O ex-procurador e senador eleito Deltan Dallagnol apresentou uma interpretação ainda mais grave: Moraes poderia usar uma futura prisão de Flávio como meio de pressão contra a direita, a fim de se proteger de um processo de impeachment no Senado. Não há dados publicamente acessíveis que comprovem essa intenção. No entanto, a sequência de medidas tomadas imediatamente após o resultado das eleições exige explicações que vão muito além de clichês burocráticos.
A partida para os Estados Unidos
Flávio deixou o Brasil e chegou aos Estados Unidos em 28 de Outubro, conforme confirmaram fontes consultadas pela Reuters e por outros meios de comunicação. O Departamento de Estado dos EUA informou que emitiria vistos para ele e seus familiares. O advogado Simón Levy, próximo à Administração Trump, atribuiu a organização dessa acção ao Secretário de Estado Marco Rubio e descreveu-a como operação de salvaguarda. Uma operação desse tipo só poderia ser realizada com sucesso se fosse conduzida por serviços de inteligência altamente competentes, como os americanos.
Para os conservadores brasileiros, o quadro político é claro: o candidato à presidência derrotado deixa o seu país sob a ameaça de prisão e busca segurança no exterior. O conflito político interno ganha, assim, uma dimensão internacional.
Algum jornalista ou jurista poderia questionar a legalidade dessa viagem de Flávio Bolsonaro aos EUA.
No entanto, tal objecção, nas condições actuais do Brasil, não pode mais ser considerada nem mesmo ingénua — ela beira a idiotice. No Brasil, não existe mais Estado de Direito, pois o governo Lula e os juízes do STF parafraseiam a famosa frase de Luís XIV, rei da França, no ano de 1655: «L’État, c’est moi» («O Estado sou eu»). Para os juízes do STF leais a Lula, eles próprios são o Estado e estão acima de qualquer lei, inclusivamente da Constituição brasileira. Esse é o novo absolutismo totalitário – desta vez, porém, sem o charme do Rei Sol, mas com o fedor repugnante dos pântanos morais de um Brasil que se torna cada vez mais repulsivo para o resto de um mundo ainda cristão e civilizado.
Não é de admirar, portanto, que no dia seguinte à eleição tenha havido uma fuga de capitais do Brasil no valor de cerca de um trilhão de reais (o equivalente a verca de 160 mil milhões de euros ao câmbio actual), que antes estavam investidos no país.
Dino abre uma nova frente contra o PL
Em 27 de Outubro, o juiz Flávio Dino, do STF, determinou a abertura de investigação sobre um possível financiamento estrangeiro da campanha eleitoral de Flávio Bolsonaro. Trata-se de contactos com a rede americana Rockbridge Network, bem como de propaganda eleitoral paga por meio de perfis localizados no exterior. As suspeitas ainda não foram comprovadas. O que é decisivo é o seu possível alcance: a legislação brasileira prevê o cancelamento do registro de um partido caso se comprove que ele tenha recebido recursos estrangeiros.
É evidente que o ministro Flávio Dino pretende atingir a força de oposição de direita mais forte, abrindo a possibilidade de recomposição do Congresso imediatamente após uma eleição com indícios evidentes de fraude. Tal intenção é ilegal. Mas quem se importa com isso? Os juízes e o governo de Lula estão a impor uma DITADURA COMUNISTA ao Brasil.
A situação política é explosiva: um juiz altera a hora do encerramento da votação; outro impede a saída do país do principal adversário de Lula; um terceiro inicia investigações que podem atingir o partido que obteve o maior número de votos na eleição. Ninguém com um pingo de bom senso pode negar que ocorreu uma fraude eleitoral deliberada.
Um regime em que decisões judiciais extraordinárias subvertem, a qualquer momento, e redefinem as condições da competição política não pode mais ser chamado de democracia. Simplesmente tornou-se ditadura comunista totalitária.
Contribua doando qualquer valor Quero Doar
REFERÊNCIAS – LINKS PARA VERIFICAÇÃO EDITORIAL
• JOTA, 25/10 – Cronologia da decisão de Zanin
• TRE-SP, 25/10 – Comunicado sobre a prorrogação do prazo eleitoral
• TSE, 27/10 – Votos registrados após as 17h
• Estado de Minas / O Globo, 27/10 – Intervalo de sete minutos
• Reuters / Agência Brasil, 27/10 – Partida para os EUA
• CNN, 27/10 – Vistos americanos
• Agência Brasil, 27/10 – Declaração de Simón Levy
• Folha de S.Paulo, 27/10 – Investigações de Dino